Altas temperaturas começam prejudicar lavouras de melancia

Vale lembrar que, neste mês de janeiro, o estado gaúcho deve ser o principal abastecedor do Sudeste e Sul do País
compartilha nas redes sociais:

Publicado em 26/01/2021 às 10h50min - Autor: Redação

O forte calor e o baixo volume de chuvas têm prejudicado as lavouras de melancia em Arroio dos Ratos e Encruzilhada do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Neste mês, algumas localidades chegaram a registrar sensação térmica de 44°C. Esse cenário tem afetado a qualidade das frutas, principalmente a casca, que apresenta queimaduras.

De acordo com o boletim informativo do Cepea, o clima seco vem favorecendo o aparecimento de tripes, diminuindo a produtividade. De acordo com informações do Climatempo, até o dia 15, havia chovido apenas 25% do usual para este mês em Arroio dos Ratos. Em Encruzilhada do Sul, a situação está um pouco melhor, visto que a região recebeu quase 50% das precipitações esperadas para janeiro. Conforme colaboradores do Hortifruti/Cepea, esse cenário pode elevar os preços da melancia nas próximas semanas, principalmente daquelas que não tiveram sua qualidade muito prejudicada pelas condições climáticas.

Vale lembrar que, neste mês de janeiro, o estado gaúcho deve ser o principal abastecedor do Sudeste e Sul do País, visto que a safra principal de SP já foi encerrada, bem como a primeira parte da temporada 2020/21 de Teixeira de Freitas (BA).


Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.