Anvisa faz alerta sobre superfungo detectado em hospital privado em Salvador

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta segunda (7) sobre uma investigação do primeiro caso positivo no país de Candida auris
compartilha nas redes sociais:

Publicado em 09/12/2020 às 12h25min - Autor: Redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta  nesta segunda (7) sobre uma investigação do primeiro caso positivo no  país de Candida auris, fungo resistente a medicamentos que representa  uma séria ameaça à saúde pública em virtude da taxa de letalidade  próxima a 60%.

O fungo foi detectado na última sexta-feira (4) no  cateter de um paciente internado em um hospital privado da capital  baiana. De acordo com o médico infectologista Antônio Bandeira, da  Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divisa), o fungo foi  isolado e encaminhado para análise.

Conforme o alerta da Anvisa, o  fungo apresenta resistência a vários medicamentos antifúngicos  comumente utilizados para tratar infecções por Candida. Ele pode causar  infecção em corrente sanguínea e outras infecções invasivas, sendo  fatal, sobretudo, em pacientes com comorbidades.


Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.