BOLETIM AGRO: Brasil registra aumento na exportação de bovinos vivos, suínos e na produção de grãos

BOLETIM AGRO: Brasil registra aumento na exportação de bovinos vivos, suínos e na produção de grãos
compartilha nas redes sociais:

Publicado em 12/04/2019 às 09h40min - Autor: Paulo Henrique Gomes

Foto: CNA Brasil

Olá, meu nome é Paulo Henrique Gomes e esta é mais edição do Boletim  Agro, com as principais novidades do agronegócio no Brasil e no mundo.

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento,  Indústria e Comércio Exterior, o Brasil registrou aumento no número de  bovinos vivos exportados em março. A jornalista do Notícias Agrícolas,  Carla Mendes, é quem vai comentar esse aumento.

“Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, a SECEX, o Brasil  exportou 48,6 mil cabeças de bovinos vivos no mês passado, com um  faturamento que acabou resultado em US$ 31,8 milhões para o Brasil. Esse  volume foi 7,6 maior do que o embarcado em março de 2018, 35% maior do  que fevereiro, ou seja, em comparação com o mês passado”.

Carla, a China, Hong Kong e a Rússia, que são alguns dos principais  parceiros comerciais do Brasil, aumentaram a exportação de suínos do  nosso país em 1,8%, em comparação ao último mês. Isso gera alguma  consequência para a população brasileira?

“Claro que esse desempenho trouxe uma melhora também nos preços. Nós  tivemos uma melhora nos preços da carne suína brasileira justamente  porque tivemos essa maior exportação. China, Hong Kong e Rússia juntos  responderam por 60% das vendas feitas pelo Brasil”.

Perfeito, Carla. Foi divulgado por alguns órgãos que a estimativa é de aumento na produção de grãos no país. É isso mesmo?

“A Companhia Nacional de Abastecimento divulgou o seu sétimo  levantamento de safra nesta quinta-feira, 11 de abril, que trouxe uma  variação positiva de 3,4% em relação à safra passada e o aumento de 7,7  milhões de toneladas na produção de grãos do Brasil da safra de  2018/2019. E esse total, portanto, segundo a Conab, deve ser de 235,3  milhões de toneladas. E nós tivemos também a terceira estimativa para a  safra de grão de 2019 do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e  Estatística, que traz a sua estimativa em 230,1 milhões de toneladas,  1.6% a mais do que a do ano passado. Um aumento de 3,6 milhões de  toneladas em relação à safra anterior”.

Obrigado pelos esclarecimentos, Carla. Quem quiser saber mais novidades do agronegócio é só acessar o Notícias Agrícolas, certo?

“É isso mesmo. Para que quiser saber mais sobre o agronegócio brasileiro e mundial: noticiasagricolas.com.br. Até a próxima, Paulo.”


Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.