Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes realizavam fiscalização de trânsito quando perceberam o caminhão transportando chapas de mármore com volume aparentemente acima da capacidade. Ele viajava em velocidade reduzida e com pneus abaulados, característica de excesso de peso.
O conjunto (cavalo trator + semirreboques) foi conduzido para pesagem em balança, que apontou 89,96 toneladas (tara+lotação), apresentou 30,11 toneladas a mais que o permitido, visto que a capacidade máxima do veículo é de 60 toneladas.
Ainda segundo a PRF, o excesso verificado gerou uma multa gravíssima, referente a infração de trânsito. Acima de 1000 kg de excesso, a infração é punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado.
A multa aplicada ao condutor do veículo foi de quase 20 mil reais. Além disso, o motorista foi autuado também pela infração do artigo 231, por transitar com o veículo excedendo a Capacidade Máxima de Tração (CMT) acima de 1.000Kg. O caminhão só foi liberado após a retirada da mercadoria excedente.