O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia divulgou o edital de convocação e disponibiliza os locais de provas do concurso TJ-BA para os cargos de juiz leigo e conciliador. O exame objetivo será realizado no dia 27 de outubro.
Para ter acesso ao cartão de confirmação, contendo o endereço completo do local de prova, além de horários e instruções, o candidato deverá acessar o site do Cebraspe, o organizador.
Os exames serão realizados em dois momentos, de acordo com o cargo, sendo:
- Juiz leigo - manhã, às 8h - cinco horas de duração; e
- Conciliador - tarde, às 15 - quatro horas de duração.
+ Descomplique seus estudos e seja aprovado no concurso!
A banca orienta que os candidatos compareçam ao local com antecedência mínima de uma hora do horário previsto, portando caneta esferográfica de tinta preta em material transparente, o comprovante de inscrição, além do documento de identificação original.
TJ da Bahia aplicará prova de juiz e conciliador no domingo, 27
(Foto: Prefeitura de Guanambi)
Provas do concurso TJ-BA terão até 100 questões
À tarde, os candidatos a conciliador responderão a 80 questões, enquanto que na parte da manhã, os que disputam o posto de juiz leigo terão 100 perguntas pela frente. Ambas as provas terão caráter eliminatório e classificatório.
Segundo o edital, as perguntas das provas estarão divididas de acordo com as seguintes disciplinas:
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional aplicado nos
- Juizados Especiais
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito do Consumidor
- Ética
- Juizados Especiais – noções gerais
- Jurisprudência das Turmas Recursais, Turmas de Uniformização e Tribunais Superiores
- Técnicas de Conciliação
- Audiência de Instrução
- Técnica de Sentença Aplicada ao Sistema dos Juizados Especiais
Os exames ocorrerão nas seguintes cidades: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
Para não ser reprovado na prova objetiva, é preciso obter nota superior a 48 pontos para conciliador e 60 pontos para juiz leigo. Para os classificados, haverá ainda avaliação de títulos, de caráter classificatório.
O edital do concurso TJ-BA para os cargos de juiz leigo e conciliador foi publicado em setembro e conta com 7.500 oportunidades temporárias, em cadastro de reserva. Interessados a juiz, precisam ter bacharelado em Direito e dois anos de experiência em advocacia.
Já para conciliador, o pré-requisito é ter nível superior em Administração, Direito, Psicologia ou Serviço Social ou comprovação de matrícula regular em um dos referidos cursos, a partir do quarto ano ou sétimo semestre.