Cidades começaram a divulgar nesta segunda-feira (7) o resultado das eleições para Conselho Tutelar, que ocorreram neste domingo (6). Em 16 capitais e no Distrito Federal já são conhecidos os novos conselheiros. Em Curitiba e outras 8 cidades, a votação foi cancelada, por problemas com urnas e denúncias de irregularidades, como compra de votos (entenda cada caso mais abaixo).
Neste ano, a eleição ganhou importância devido à polarização dos candidatos, opondo integrantes de alas de igrejas católicas e evangélicas. Em muitos locais, o comparecimento às urnas foi maior que o esperado, e houve filas e demora para votar. Podia participar qualquer pessoa com título de eleitor.
Os conselheiros são responsáveis por zelar pela proteção de crianças e adolescentes, e recebem remuneração, que varia de cidade para cidade. Eles assumem em 10 de janeiro 2020 e terão mandato de 4 anos. É cabível a reeleição por vários mandatos.
A eleição é organizada pelos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente, e fiscalizada pelo Ministério Público. eições foram impugnadas