Golpe no WhatsApp utiliza Burger King para roubar informações de vítimas

Como já dizia o ditado: "nada nessa vida é de graça", por isso, sempre desconfie de promoções que pareçam muito generosas.
compartilha nas redes sociais:

Publicado em 03/01/2018 às 20h29min - Autor: Eriston Nunes

Como já dizia o ditado: "nada nessa vida é de graça", por isso, sempre desconfie de promoções que pareçam muito generosas.  Um dos tipos de golpe mais famosos do Brasil é aquele envolvendo algo em evidência, como um evento, uma celebridade ou uma empresa. E é um desses exemplos de fraude virtual que tem se propagado atualmente.

Há alguns dias um desses golpes vem fazendo diversas vítimas, através do aplicativo WhatsApp, principalmente em Teixeira de Freitas e cidades vizinhas, por estar usando o nome de uma empresa que, em breve, estará abrindo uma filial na região.

Trata-se do link de cupons do Burger King, que promete um desconto no valor de R$ 50 nas lojas da rede de alimentação, mas o objetivo real é inscrever as vítimas em diferentes serviços pagos de mensagens.

A nova malandragem é disseminada no WhatsApp por meio de recado, que vem de algum contato ou grupo que você possui, pedindo para que você clique no link para resgatar o cupom.

Para ganhar o falso prêmio, a vítima é obrigada a compartilhar a mensagem com dez amigos ou em três grupos de WhatsApp.  Ao clicar no link falso, a pessoa responde a um questionário que serve só como distração para parecer real, fazendo com que a vítima aceite todos os termos de serviço, antes de receber a mensagem avisando que perdeu o “voucher”.

Prata de casa

Identificada primeiro no Brasil, a campanha falsa também foi detectada em países de língua italiana, espanhol, inglês e alemão. Um diferencial desse golpe do Burger King é que os cybercriminosos acrescentaram uma linha de código que não permite que buscadores indexem o conteúdo falso nos resultados, dificultando a identificação do golpe por esses canais.

Como escapar:

Para ajudar os usuários, uma empresa especializada neste tipo de problema listou cinco dicas de como evitar cair em golpes da internet:

Não clique em links estranhos ou suspeitos enviados por meio de mensagens de texto, WhatsApp ou outros apps.

Nunca forneça informações pessoais a fontes não confiáveis

Não instale aplicações de locais suspeitos.

Não compartilhe mensagens suspeitas com outros.

Use uma solução de segurança para bloquear apps e sites maliciosos

Se você receber a tal mensagem, não abra e nem compartilhe com ninguém.


Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.