IF Baiano abre seleção com mais de sete mil vagas para cursos técnicos

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) publicou nesta segunda-feira, 31, editais da seleção com 7.230 vagas para ingresso de estudantes dos cursos técnicos de nível médio.
compartilha nas redes sociais:

Publicado em 01/06/2021 às 10h03min - Autor: Redação

Os cursos, que ao total possuem 20 opções, disponíveis em  14 campi e em 20 polos EAD, são das modalidades integrada ou subsequente  ao ensino médio e educação à distância

Para concorrer às vagas, é necessário realizar a inscrição no período de 7 de junho a 9 de julho, no site da Fundação CEFET Minas. Após preencher o formulário de inscrição, o candidato poderá optar por  duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, local, semestre  de oferta e turno para cada uma delas.

A documentação exigida nos editais também deverá ser enviada, sendo  anexada ao sistema da inscrição. Assim que for possível o retorno das  atividades presenciais, os documentos originais serão solicitados para  conferência.

Reserva de vagas

Os candidatos também devem sinalizar no momento da inscrição em qual  categoria da Reserva de Vagas desejam concorrer. Para os cursos  integrados, 70% das vagas são reservadas para quem cursou o ensino  fundamental integralmente na rede pública. Das demais vagas, 25% são  destinados aos candidatos da ampla concorrência e 5% para pessoas com  deficiência.

Para os cursos categoria subsequente, 50% das vagas são destinadas  para alunos que cursaram ensino médio na rede pública, 45% para ampla  concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Cursos e modalidades

Com 20 opções de cursos, meio ambiente, agropecuária e informática  são alguns dos que estão inclusos. Eles são disponíveis nas seguintes  modalidades: integrada, para quem deseja cursar o ensino médio junto com  o curso técnico, e subsequente, para quem já concluiu o ensino médio.

Estes cursos são oferecidos nos campi do IF Baiano em Alagoinhas, Bom  Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba,  Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas,  Uruçuca, Valença e Xique-Xique.

Já os cursos EAD são oferecidos nos 14 campi e em 21 polos EAD,  localizados em Salvador, Santo Estevão, Ibipitanga, Marcionilio Souza,  Potiraguá, Maracás, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Mundo Novo,  Piritiba, Remanso, Araci, Ibirapuã, Itanhém, Jucuruçu, Medeiros Neto,  Mucuri, Nova Viçosa, Maraú, Nazaré e Ipuiara.

Seleção

O processo de ingresso do IF Baiano para cursos da forma integrada e  subsequente adota a análise de histórico escolar para classificar os  candidatos e selecioná-los conforme a quantidade de vagas. Logo, leva em  conta a média final resultante das notas das disciplinas de Língua  Portuguesa e Matemática, do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental –  para candidatos aos cursos integrados -, e do 1º e 2º anos do ensino  médio – para os candidatos aos cursos subsequentes.


Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.