Portocel iniciará movimentação de fertilizantes em conjunto com a Adufértil no Espírito Santo

Dentre as líderes no segmento de fertilizantes, a empresa passará a importar pelo porto capixaba, gerando aproximadamente 390 empregos diretos e indiretos
compartilha nas redes sociais:

Publicado em 31/01/2024 às 19h39min - Autor: Edson Sodré Jornalista/ Assessor de Comunicação

Com investimentos da ordem de R$ 65  milhões e previsão de gerar 90 empregos diretos, além de cerca de 300  outros indiretos, a Adufértil, que tem sede em Campinas (SP), passará a  utilizar o Portocel para importação e manuseio do  produto no Brasil. Entre esses clientes estão a Suzano, líder mundial  na produção de bioprodutos derivados do eucalipto, e outros players do segmento.

A operação reforça o processo de  diversificação do Portocel, terminal cujos acionistas são a Suzano e a  Cenibra. O porto é reconhecido pela excelência na movimentação de  produtos florestais e vem diversificando sua atuação, operando  cargas como rochas ornamentais, produtos siderúrgicos, equipamentos de  grande porte destinados à indústria do petróleo, entre outras. Em  conjunto com a Adufértil, o terminal passará a operar fertilizantes, uma  das principais commodities do  país.

A expectativa é movimentar pelo Portocel  entre 120 mil e 180 mil toneladas/ano de fertilizantes, com potencial de  ampliação. A operação vai envolver uma ampla cadeia logística, gerando  empregos indiretos para profissionais como  motoristas, trabalhadores portuários, agentes e apoio marítimo.

A Adufértil vai instalar uma misturadora em uma área de aproximadamente 90 mil m2,  mapeada para expansão das operações em Portocel, e próxima à fábrica da  Suzano, em Aracruz. A incorporação de aproximadamente 300 mil  m2 de área contígua ao porto – ampliando em 60%  a área disponível – é parte da estratégia do terminal para incrementar  as opções de armazenagem e movimentações, fortalecendo a atratividade  para operação de novas cargas.

“A nova operação com fertilizantes reforça o nosso posicionamento como um porto multipropósito e aumenta nosso share de atuação no segmento, além de contribuir para fortalecer o município de Aracruz  como um hub logístico importante no  Espírito Santo e no Brasil. Contando ainda com o diferencial dos  benefícios promovidos pela Sudene e outros incentivos, que são um  atrativo a mais para os novos negócios na região.”, salienta  Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Operações do Portocel, que  também é presidente da Associação Movimento Empresarial de Aracruz e  Região (Amear).

Para a Suzano, trata-se de uma operação  estratégica, considerando que a empresa planta 1,2 milhão de árvores por  dia em diferentes operações no Brasil. “Através do projeto da  misturadora, conseguiremos diminuir nosso raio de abastecimento  de fertilizantes, gerando valor a toda a cadeia de abastecimento nos  âmbitos econômico, social e ambiental, contribuindo, ainda, para  desenvolver a comunidade local e potencializar nosso compromisso com as  práticas de ESG, por meio das reduções de emissões”,  pontua Viviane Danemberg Gomes Lichtenstein, gerente executiva de  Suprimentos da Suzano. Ela acrescenta que projetos como esse mostram a  importância do fomento de parcerias estratégias como forma de  proporcionar soluções disruptivas e perenes na cadeia de  suprimentos.

O gerente executivo de Operações  Florestais da Suzano, Carlos Alberto Nassur, salienta que a cadeia  logística reforçará a competitividade da operação, pela integração e  proximidade entre porto e fábrica. “Boa parte do fertilizante  que utilizamos em nossos plantios florestais passará a chegar pelo  Portocel, o que contribui para fortalecer o nosso porto e, sobretudo, a  economia de Aracruz e do Espírito Santo, por meio da geração de  tributos, trabalho e renda”, destaca.

“Projeto cautelosamente desenhado por  Suzano, Portocel e Adufértil, a iniciativa demonstra não só o interesse e  total confiança dos principais players do  setor, mas também os esforços para, cada  vez mais, aprimorarmos a cadeia produtiva de celulose”, diz Douglas  Fontanini, CEO da Adufértil, acrescentando que a empresa é parceira da  Suzano no fornecimento de fertilizantes para os plantios florestais  desde 1998 e se provou comprometida com os valores  da companhia.

A operação da Adufértil tem previsão de  ser iniciada em 2026, após conclusão das obras da misturadora, e  vislumbra abrir novas fronteiras logísticas para movimentação de  fertilizantes para atender o Espírito Santo, Minas Gerais  e Bahia.

Sobre a Adufértil – Sediada em Campinas (SP), conta com uma misturadora de alta performance localizada  em Jundiaí (SP), é líder no segmento de fertilizantes mistos  no estado de São Paulo distribuindo aproximadamente 1,5 milhão de  toneladas por ano. Foi fundada em 1980, com capital brasileiro e, em  2020, passou a atuar no varejo de insumos agrícolas, com a Campevo,  contando atualmente com cinco lojas no estado de São  Paulo. Em 2021, passou a ser uma subsidiária integral da Indorama  Corporation, sediada em Singapura, que é referência mundial na  fabricação de fertilizantes, destacando-se a ureia, além de produtora de  diversos materiais básicos como, polímeros, têxteis e  luvas hospitalares.

Sobre Portocel – Com  capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano, Portocel é  reconhecido por sua eficiência operacional, dispondo de completa  infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados  a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo  curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de óleo e  gás. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o  terminal está conectado por malha rodoviária  e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. O  porto é controlado por dois grandes players do setor de  celulose e papel: a Suzano e a Cenibra e segue perseguindo oportunidades  que confirmem a sua trajetória como um grande  porto de negócios.

Sobre a SuzanoA  Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores  produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel  higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento  de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de  fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de  mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem  celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis  para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos  absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a  demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito  de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho  no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos  de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados  Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br


Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.