A inauguração da Avenida Mário Sérgio, também chamada de Via Barradão, que ocorrerá neste sábado (17), em Salvador, é o principal destaque do programa “Digaí, governador!” desta semana. No bate-papo, o governador Rui Costa também faz uma avaliação do Carnaval da Bahia 2018 e fala sobre outras obras de mobilidade urbana a serem entregues em breve pelo governo do estado.
Alexandre Santana:
Olá você que acompanha mais uma edição do nosso programa “Digaí, governador”. O Carnaval da Bahia acabou com bons números no turismo, na segurança pública, na saúde e a gente quer saber qual a avaliação do governador Rui Costa a respeito da operação do Governo do Estado nessa festa. ‘Digaí’, governador!
Governador Rui Costa:
Olá meus amigos e amigas, um prazer enorme estar mais uma vez aqui e eu quero reiterar aqui meus parabéns ao secretário de segurança, ao comandante da Polícia Militar, Anselmo, ao comandante da Polícia Civil, dos Bombeiros, da Polícia Técnica pelo belíssimo carnaval. O resultado é extraordinário, sem nenhuma ocorrência grave e também uma redução bastante expressiva nos atendimentos dos hospitais do estado. E eu quero parabenizar. Uma festa belíssima, com um número bastante expressivo de turistas não só em Salvador mas no estado inteiro. Pousadas, hotéis no litoral, na chapada todos lotados. Um público enorme veio esse ano ao Estado da Bahia e, graças a Deus, presenciou um carnaval sem grandes ocorrências, sem ocorrências relevantes e isso é bom para a imagem do nosso estado, eu quero dar um parabéns. E o sucesso absoluto do Carnaval Pipoca. O Estado patrocinou mais de 200 atrações não só em Salvador mas em mais de 20 municípios onde foram realizados carnaval nesse período. Então, parabéns a todos vocês que curtiram o nosso carnaval.
Alexandre Santana:
E a sua agenda de trabalho já vai ser retomada com a inauguração de mais uma grande obra de mobilidade em Salvador. O senhor, que é torcedor do Bahia, entrega no sábado a chamada Via Barradão.
Governador Rui Costa:
É o que eu digo sempre: a gente quando vira governador, a gente deixa de ter ser os nossos filhos, e todos viram filhos nossos. A gente tem que governar para todo mundo, e essa via ela é importante para o estádio do Vitória, mas é muito importante para toda a população que vive no entorno, e também ali têm vários terrenos, inclusive, que eu já mandei cercar porque nós vamos, nas áreas livres ali, construir apartamentos para as pessoas morarem ou casas. Ou o próprio proprietário constrói ou nós vamos, se Deus quiser, construir o Minha Casa, Minha Vida aí aonde tiver terreno livre para que a gente possa gerar emprego. Eu digo sempre: essas novas vias, além da mobilidade, elas são vetores de desenvolvimento, elas são vetores de geração de renda. Pode abrir negócios, comércio, construção de casas, isso tudo gera emprego para o nosso povo que está precisando trabalhar.
Alexandre Santana:
Agora governador, eu queria que o senhor convidasse o pessoal que mora próximo à Via Barradão para a feira de serviços que vai acontecer no dia da inauguração.
Governador Rui Costa:
Você está convidado. É o dia inteiro no sábado de atividades de cidadania. Então nós vamos ter o Sac Móvel, vamos ter a carreta da mulher fazendo exames, vamos ter atendimento odontológico aí também, carreta para fazer tratamento dentário, vamos ter carreta para fazer atendimento oftalmológico, nós vamos levar mais atenção, mais carinho ao povo, atendendo a toda comunidade do entorno da Via Mário Sérgio e do Barradão. Então você que mora aí na região, começa oito da manhã e vai até cinco da tarde. Evidente que o atendimento vai ser por ordem de chegada. Então, vão ser vários serviços.
Alexandre Santana:
E o senhor já tem outras obras de mobilidade para inaugurar no próximo mês, governador?
Governador Rui Costa:
Agora em março nós estamos inaugurando a Estação do Metrô de Lauro de Freitas e o terminal de passageiros, se Deus quiser, também. Então, além do metrô, nós estamos fazendo essas vias transversais, como nós chamamos. A Via Barradão é a primeira ser concluída. Nós temos também e vamos inaugurar mais uma etapa da Via Gal Costa e da Via 29 de março. Então você vai sair da Suburbana e chegar na estação do metrô de Pirajá em 7 minutos. Então essa ligação do Lobato até a estação nós estamos fazendo, mas nós temos outra inauguração para fazer antes dela: a ligação desse trecho da Pinto de Aguiar, passando por baixo da Avenida Paralela. Os túneis já estão feitos e a obra está praticamente concluída, e nós vamos inaugurar agora em março.
Alexandre Santana:
Agora eu quero saber se, além da entrega da Estação Aeroporto, têm outras novidades do metrô e também do VLT.
Governador Rui Costa:
Estamos iniciando agora a licitação do último trecho da Linha 1, que vai pegar de Pirajá a vai levar até Águas Claras. São mais cinco quilômetros, a obra vai estar começando agora, se Deus quiser, e nós teremos o metrô chegando até Águas Claras/Cajazeiras, aonde ficará localizada a nova Estação Rodoviária. Nós publicamos o edital do VLT que vai sair do Comércio, passar na Calçada, vai passar em Paripe, e chegará à Ilha de São João, em Simões Filho. Mas eu coloquei no edital que a empresa vencedora do VLT do Subúrbio terá que fazer um estudo de viabilidade de demanda para saber se a gente coloca ou o VLT ou uma perna do metrô ligando a Estação do Retiro, passando na San Martin, ligando ali no Largo do Tanque e descendo a Baixa do Fiscal para ligar com o VLT. Então nós teremos ou o VLT ou o metrô fazendo aquele trecho da San Martin. Qual a importância daquele trecho? De um lado, está o lugar que eu nasci que é a Liberdade, e moram lá duzentas mil pessoas na Liberdade; e do outro lado da San Martin está São Caetano, Fazenda Grande, Marechal Rondon, e ali daquele lado moram mais duzentas mil pessoas. Portanto, nós estaremos ali atendendo em torno de quinhentas mil pessoas passando na San Martin.
Alexandre Santana:
Governador Rui Costa, obrigado pelo bate-papo mais uma vez. Um abraço!
Governador Rui Costa:
Um abraço e até sábado na inauguração da Via Mário Sérgio. Forte abraço!