Suzano busca ampliar participação de micro e pequenas empresas no transporte de madeira no ES, BA e MG

Empresas que se enquadram ao Simples Nacional – Transporte de Cargas podem se candidatar a atuar como fornecedoras da companhia
compartilha nas redes sociais:

Publicado em 15/04/2024 às 19h06min - Autor: Edson Sodré Jornalista/ Assessor de Comunicação

 

A  Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a  partir do cultivo de eucalipto, está em busca de microempresas e  empresas de  pequeno porte da área de transporte de cargas que desejam integrar o  grupo de fornecedores que atuam no transporte de madeira da companhia. A  oportunidade é destinada exclusivamente as empresas sediadas no  Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.

Podem  participar os proprietários de caminhões enquadrados no regime de  tributação do Simples Nacional, cujos veículos tenham ano de fabricação  de 2018  em diante, cavalo mecânico 6x4T a partir de 440CV. Para se inscrever,  os interessados dos municípios do Espírito Santo e Minas Gerais devem  entrar em contato pelos canais de atendimento: (27)  99991-0720 ou [email protected]. Já os interessados dos municípios da Bahia, devem contatar no número(73) 99949-6995 ou [email protected]. É necessário preencher um formulário de pré-cadastro com os dados da empresa e do responsável.

De  acordo com Ruffo Zirlando Correia Maia Filho, gerente de Logística  Florestal da Suzano Unidade Mucuri, em 2023 o transporte de madeiras  gerou mais  de R$ 120 milhões em renda no Espírito Santo, Minas Gerais e na Bahia,  com a participação de quase 90 empresas. Atualmente, os transportadores  terceirizados da companhia empregam diretamente e indiretamente cerca de  900 pessoas nos três estados.

"Estamos  buscando ampliar a inclusão dos pequenos e médios transportadores na  sua cadeia logística, contribuindo para o desenvolvimento de  fornecedores  locais, com o fortalecimento da economia das regiões de atuação da  Suzano", enfatiza Toreta, acrescentando que a iniciativa está em linha  com um dos direcionadores da empresa: gerar e compartilhar valor.

A  estratégia da Suzano é que os pequenos transportadores façam um  trabalho complementar ao que é feito pelas grandes transportadoras que  são parceiras  da empresa. Isso é o que já faz a MLC Dourado Transporte Rodoviário,  com sede em Aracruz (ES), que firmou o primeiro contrato com a Suzano em  2021 e, desde então, ampliou a frota e o número de funcionários.

O  gerente de operações da MLC, Gildo José Ribeiro, fala da parceria:  "Quando fui convidado para gerenciar a MLC, eu já tinha atuação na  indústria de  celulose e a experiência na área facilitou o dia a dia da operação.  Hoje estamos com sete veículos em operação na rodovia e a intenção é  ampliar essa frota no transporte de madeira", ressalta Ribeiro.

Já  o transportador Fabio Silva Santos, sócio proprietário da Meta FAA,  empresa com sede em Mucuri (BA), é parceiro da Suzano há três anos.  "Começamos  com apenas um caminhão e hoje já estamos adquirindo o terceiro veículo,  além de empregarmos três funcionários. O contrato com a Suzano foi  fundamental para o crescimento da empresa e o nosso objetivo é crescer  ainda mais, mantendo a parceria por longa data",  afirma ele.

"A  expectativa da Suzano é de que mais empresas sigam o mesmo caminho da  Meta FAA e da MLC, passando a integrar a cadeia de suprimento de madeira  da  empresa no Espírito Santo, Minas Gerais e na Bahia", conforme diz Ruffo  Zirlando Correia Maia Filho.

 

Sobre a Suzano - A  Suzano  é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de  papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil  e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a  partir de matéria-prima de fonte renovável.  Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões  de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis  para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos;  papéis sanitários e produtos absorventes; além de  novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A  inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de "Renovar a  vida a partir da árvore" e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios  da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história,  temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).  Saiba mais na página www.suzano.com.br


Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.