Suzano faz 32 anos em Mucuri e reforça sua relevância para a Bahia

Ao longo de mais de três décadas, a empresa se fortalece e impulsiona o desenvolvimento da região sul do Estado
compartilha nas redes sociais:

Publicado em 13/03/2024 às 16h40min - Autor: Edson Sodré Jornalista/ Assessor de Comunicação

A Unidade da Suzano em Mucuri traz em sua  história um legado de transformação para o extremo sul da Bahia. Uma  trajetória que, além de contribuir para o avanço da indústria de papel e  celulose em nosso país, tem grande relevância  ao impactar positivamente o cenário socioeconômico do estado da Bahia,  contribuindo para o desenvolvimento da região.

Uma história que inicia em 1989, com a  Bahia Sul Celulose, uma associação entre a Suzano e a então Companhia  Vale do Rio Doce. A planta industrial teve a primeira produção de  celulose em março de 1992 e, um ano depois, em 1993,  a primeira produção de papel. Nas décadas que se seguiram, a unidade  cresceu, atingiu marcas históricas de produção, conquistou certificações  e prêmios de excelência ambiental. Foram muitas transformações até  chegar à Suzano atual.

No dia 13 de março, celebramos 32 anos da  nossa presença em Mucuri, município onde mantemos uma das plantas  industriais mais completas do setor em âmbito global, com capacidade  para fornecer mais de 1,7 milhão de toneladas de celulose,  250 mil toneladas de papel e 60 mil toneladas de tissue por ano. A  unidade produz diversas marcas da Suzano e contribui com a geração de  7.500 empregos diretos, entre colaboradores próprios e terceiros  vinculados à operação, alcançando mais de 37 mil pessoas  por meio do efeito renda.

Ainda no âmbito econômico, vale ressaltar  que todos os anos a unidade de Mucuri realiza com sucesso as Paradas  Gerais (PGs) – ações planejadas de interrupção das atividades  industriais para serviços de manutenção preventiva – que  são responsáveis por injetar um volume considerável de recursos na  economia regional. Durante as PGs, há grande fluxo de trabalhadores  terceirizados, contribuindo para gerar e compartilhar valor com os  setores de hotelaria, alimentação e transporte da região,  que tem o turismo como uma das principais atividades econômicas.

Em conformidade com os “Compromissos para  Renovar a Vida” – conjunto de metas de longo prazo estabelecidas em 2020  pela Suzano em convergência com os Objetivos de Desenvolvimento  Sustentável (ODS) da ONU – a empresa está realizando  uma verdadeira transformação social nos municípios do Extremo Sul da  Bahia, por meio das iniciativas que visam reduzir a pobreza e fomentar a  evolução da educação.

Assim como em todas as suas áreas de  atuação, a Suzano impulsiona o desenvolvimento social na Bahia  destinando recursos significativos para o apoio a projetos sociais, que  já beneficiaram mais de 48 mil pessoas. Um exemplo é a  Associação Comunitária Golfinho, de Mucuri, mantida pela empresa desde  2005 e que atualmente atende a mais de 200 crianças e adolescentes, que  no contraturno escolar, têm acesso a atividades pedagógicas e  esportivas.

Somos uma empresa consciente, que  contribui para a evolução da sociedade e também para a conservação e  preservação do meio ambiente: na Bahia, a companhia conserva cerca de  151 mil hectares de áreas preservadas e é responsável  pela manutenção de diversas Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC)  espalhadas pelos municípios do sul baiano.

A companhia cumpre integralmente as  legislações ambientais, reforçando seu compromisso com as comunidades  tradicionais, com as quais mantém um diálogo aberto e transparente. Ao  longo de mais de três décadas, a Suzano desenvolveu  uma relação de parceria com as pessoas naturais do extremo sul da Bahia  ou que adotaram a região como lar, contribuindo para a evolução  cultural e econômica local. Inovando sempre, a empresa chegou aos 100  anos em 2024, e temos orgulho do papel que a baianidade  exerce na formação da identidade da Suzano.

É assim que construímos a nossa história  de mais de três décadas em território baiano, buscando a constante  evolução em nossos processos produtivos e na valorização daqueles que  estão ao nosso redor. Estamos preparados para crescer  e nos fortalecer. Que venham outros 32 anos!


Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.