Com a grande oferta de empregos remotos, muitos brasileiros têm realizado o sonho de viver em cidades do interior e ao mesmo tempo garantir bons salários. A procura é quase sempre por mais qualidade de vida, segurança, menos trânsito e custo de vida mais baixo. Confira quais são as cidades mais baratas para se viver no Brasil hoje.
A relação considera os gastos básicos, como aluguel, contas de água e luz e até serviços como internet. Quem deseja se mudar para cidades menores considera também outros fatores que rendem uma boa economia, como o menor gasto com combustível no deslocamento do dia a dia.
Cidades mais baratas para se viver
Na outra ponta da lista de mais baratas, São Paulo ocupa o primeiro lugar e é a cidade com custo de vida mais alto do Brasil. Mas, se o que busca é economia, veja abaixo a relação das cidades mais baratas para se viver:
Ji-Paraná (Rondônia): a cidade é a segunda maior do estado e tem 130 mil moradores. É uma boa opção para quem procura mais conforto e qualidade, além de economia.
Imperatriz (Maranhão): são 250 mil habitantes. A cidade está muito bem localizada entre grandes centros empresariais do Nordeste. O custo de vida é bem mais baixo do que em outras cidades do Brasil. Imperatriz tem opções atrativas o ano inteiro, como belezas naturais e a famosa Praia do Cacau.
Viçosa (Minas Gerais): são cerca de 70 mil habitantes. Viçosa tem o charme do interior mineiro e é forte na educação, com a Universidade Federal que atraí estudantes de todo o Brasil. É uma ótima escolha para quem busca um baixo custo de vida.
Teixeira de Freitas (Bahia): a cidade tem 160 mil habitantes e vários pontos turísticos, além de instituições de ensino e boa oferta de emprego.
Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul): o forte da economia é a fabricação de calçados. A cidade fica bem perto de Porto Alegre – cerca de 40 quilômetros. Tem 250 mil habitantes e ótima infraestrutura.
Uberaba (Minas Gerais): é referência na economia e na agricultura do Triângulo Mineiro. Tem 300 mil habitantes, muitas universidades e tem localização estratégica.
Anápolis (Goiás): a cidade fica a 50 quilômetros da capital, Goiânia. Tem 360 mil, boas oportunidades de trabalho e lazer, além de uma ótima localização entre Goiânia e Brasília.
Guaratinguetá (São Paulo): é a cidade com o menor custo de vida. Tem uma grande infraestrutura e economia forte. É a dica para quem quer economizar e ao mesmo tempo ter vantagens de cidades grandes.