O recém-nascido da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, Gabriel Menezes Caires de Almeida, que foi diagnosticado com Covid-19, recebeu alta médica no domingo (18). Ele foi internado no domingo (11) com complicações da doença e precisou de uma transfusão de plaquetas.
Gabriel Menezes tem quase um mês de vida. Ele nasceu saudável, mas precisou ser internado na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), em Teixeira de Freitas, por causa de uma baixa de plaquetas causada pela Covid-19.
Na volta para casa, familiares e amigos comemoraram a alta médica com carreata e café da manhã.
A família mora em um sítio na região central de Teixeira de Freitas e foi acompanhada por outros carros na volta para casa.
Entenda
Após notarem a baixa de plaquetas na criança, os médicos passaram a investigar possíveis causas. Eles descartaram algumas doenças que afetam as plaquetas, como a dengue. O bebê acabou sendo diagnosticado com Covid-19.
"Fez um teste de Covid-19 na mãe, constatou que a mãe teve Covid-19, e na quarta-feira, no quarto dia após os sintomas, fez os exames no bebê, e também constatou que ele estava reagente", explicou Jailton Caires, pai da criança.
Os amigos dos pais de Gabriel Almeida se mobilizaram nas redes sociais para ajudar o bebê. Na quinta-feira (15), o garoto recebeu a primeira transfusão do hemocomponente.
Depois da transfusão Gabriel reagiu bem. O nível da transfusão, que estava em 17 mil, subiu para 77 mil. No domingo ele chegou ao nível de 200 mil plaquetas, o que é considerado normal e pôde voltar para casa.