UFSB abre inscrições para Especialização em Pedagogias das Artes: linguagens artísticas e ação cultural

Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Pedagogias das Artes: linguagens artísticas e ação cultural (EPArtes).
compartilha nas redes sociais:

Publicado em 07/02/2023 às 12h04min - Autor: Redação

O curso é direcionado à formação continuada de portadores de diploma de ensino superior em qualquer área que atuem como professores/as/es, ativistas culturais, egressos/as/es das licenciaturas e bacharelados da UFSB, licenciados/as/es de modo geral, educadores/as/es de espaços não-formais, mediadores/as/es, produtores/as/es culturais, além dos demais candidatos/as/es graduados/as/es interessados/as/es nas relações entre ensino de artes e ação cultural no sul e extremo sul do Estado da Bahia.

A EPArtes objetiva ofertar especialização em ensino de artes, partindo de uma matriz curricular que articule conhecimentos específicos do campo das artes e da educação, práticas metodológicas, práticas artísticas, curriculares e experienciais, que favoreçam o desenvolvimento qualificado da educação básica e fortaleçam a articulação integrada da UFSB com a educação em espaços formais e não-formais no sul da Bahia.

O curso está estruturado em uma carga horária de 360 horas, com duração de 12 meses (mínimo) a 18 meses (máximo). As aulas da turma ingressante em 2023.2 ocorrerão preferencialmente aos sábados (períodos matutino e vespertino) e de forma presencial no campus da UFSB escolhido no ato da inscrição.

Serão ofertadas 80 vagas, sendo 30 vagas para o Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro), 20 vagas para o Campus Jorge Amado (Itabuna) e 30 vagas para o Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas).  Além disso, serão ofertadas vagas supranumerárias para servidores/a/es efetivos/a/es da UFSB, perfazendo 10% do total de vagas, sendo: duas vagas no Campus Jorge Amado; três vagas no Campus Paulo Freire; e três vagas no Campus Sosígenes Costa.

As vagas ofertadas em cada campus estão distribuídas entre ampla concorrência e cotas de acordo com as seguintes modalidades: Ampla Concorrência, Candidatos/as/es negros/as/es e pardos/as/es,  Candidatos/as/es quilombolas, Candidatos/as/es indígenas, Pessoas com deficiência e Pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis).

A Seleção terá duas Etapas: a Etapa 1 consistirá no preenchimento do formulário de inscrição e envio da documentação solicitada, incluindo Carta de Intenções, e a Etapa 2 consistirá na realização de Exercício Escrito.

As inscrições estarão abertas do dia 06/02/2023 ao dia 06/03/2023.

O início das aulas do quadrimestre 2023.2 acontecerá no dia 29/05/2023.

Para mais informações, acesse: https://ufsb.edu.br/cfartes/documentos/editais/374-edital-n-05-2022-processo-seletivo-da-especializacao-em-pedagogias-das-artes-2023


Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.