Universidade Estadual da Bahia tem sistema de cotas amplo e aceita o Enem

A UNEB (Universidade Estadual da Bahia) é uma universidade pública mantida pelo governo da Bahia, e a maior instituição de ensino superior do Estado.
compartilha nas redes sociais:

Publicado em 21/10/2019 às 19h43min - Autor: Eriston Nunes

A UNEB (Universidade Estadual da Bahia) é uma universidade pública  mantida pelo governo da Bahia, e a maior instituição de ensino superior  do Estado. Fundada em 1983, está estruturada em um sistema multicampi,  com 29 departamentos ao total, espalhadas por 24 campis:

Salvador, Alagoinhas, Juazeiro, Jacobina, Santo Antônio de Jesus,  Caetité, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, Barreiras, Teixeira de Freitas,  Serrinha, Guanambi, Itaberaba, Conceição de Coité, Valença, Irecê, Bom  Jesus da Lapa, Eunápolis, Camaçari, Brumado, Ipiaú, Euclides da Cunha,  Seabra e Xique-Xique.

Formas de ingresso

São  duas formas para entrar na Universidade Estadual de Bahia: a nota do  Enem e o vestibular próprio da Uneb, que garante as vagas da segunda  metade do ano. As datas para inscrição serão divulgadas no edital, ainda  não publicado.

Site e taxa de inscrição

A inscrição será divulgada no edital por meio do site. A taxa do ano passado foi R$ 90,00.

Fase única e peso da redação

O  vestibular da UNEB é feito somente em uma fase, na qual as provas são  aplicadas em dois dias consecutivos. A universidade trabalha o peso das  matérias de prova de acordo com o curso escolhido , ou seja, se a  escolha é Medicina, o peso (de 1 a 4) da nota de ciências naturais será  maior se comparado para os optantes por Jornalismo, por exemplo.

Vagas, cursos e sistema de cotas amplo

Este  ano a UNEB oferece 4.074 vagas em 150 cursos, seja presencialmente ou a  distância (EAD). A divisão das vagas se dá por dois grupos: 60% não  optante e 40% para negros. Outras 425 estão dividas para: 5% para  Indígenas; 5% para Quilombolas; 5% para Ciganos; 5% para pessoas com  deficiência, transtorno do espectro autista; e 5% para transexuais,  travestis e transgêneros.

Livros obrigatórios

Os livros obrigatórios referentes ao ano de 2020 ainda serão divulgados no edital. Confira os de 2018:

  • Helena Parente Cunha, ‘Além de Estar’.

  • Antônio Torres, ‘Essa Terra’.

  • Adonias Filho, ‘O Largo da Palma’.

  • Aleilton Fonseca, ‘O Desterro dos Mortos’.

  • Jorge Amado, ‘Tenda dos Milagres’.

  • Jorge Amado, A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água.

Cursos mais concorridos da UNEB do vestibular de 2019.

  1. Medicina (Diurno) - Salvador

  2. Direito (Diurno) - Salvador

  3. Nutrição (Diurno) - Salvador

  4. Fisioterapia (Diurno) - Salvador

  5. Enfermagem (Diurno) - Salvador


Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.