Futura Gene recebe aprovação da CTNBio para o primeiro eucalipto geneticamente modificado do mundo com três características de interesse em um único produto combinado

A FuturaGene é líder em pesquisa e desenvolvimento genético de plantas voltados para o aumento da produtividade e da resiliência do setor de árvores plantadas global.
compartilha nas redes sociais:

Publicado em 12/03/2024 às 16h27min - Autor: Edson Sodré Jornalista/ Assessor de Comunicação

Uma nova aprovação para eucalipto  geneticamente modificado com características de aumento de  produtividade, tolerância a herbicida e resistência a insetos (produto  combinado) foi concedida pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança  (CTNBio), após avaliação comprovando a sua segurança para a saúde humana e animal, além do meio ambiente. Desenvolvido pela FuturaGene, Divisão de Biotecnologia da Suzano, líder no aumento de produtividade e  sustentabilidade de eucaliptos no setor global de árvores plantadas, esse  é o primeiro eucalipto geneticamente modificado aprovado no mundo que  contém três características em um único produto combinado.

O novo eucalipto geneticamente modificado  combinado contribuirá para a intensificação sustentável dos plantios, ao  permitir o aumento da produtividade, o uso mais eficaz dos herbicidas e  o controle preventivo de lagartas desfolhadoras do eucalipto. Seu uso  permite uma produção mais eficiente em termos de recursos, redução dos  custos operacionais e do uso de defensivos agrícolas, ao mesmo tempo em  que aumenta a segurança para os trabalhadores e proporciona uma  plantação mais produtiva e saudável.

A característica de aumento de  produtividade incorporada nesse eucalipto geneticamente modificado vem  sendo testada extensivamente em diferentes regiões do Brasil desde 2007,  e recebeu aprovação para uso comercial no País em 2015. As demais  características vêm sendo amplamente utilizadas em diversas culturas,  como a tolerância a herbicida que possui um histórico de mais de 25 anos  de uso seguro em culturas agrícolas em diferentes regiões do mundo,  além da resistência a insetos, que é obtida pela expressão de proteínas  inseticidas pela própria planta, sendo que essas proteínas têm sido  utilizadas por mais de 80 anos para controle de pragas em diversas  culturas inclusive na agricultura orgânica.

As proteínas inseticidas expressas nesse  eucalipto são específicas para as lagartas desfolhadoras e não possuem  efeito em insetos não alvo. O eucalipto geneticamente modificado que  contém as três características foi obtido por meio de técnicas de  melhoramento clássico de cruzamento de eucaliptos geneticamente  modificados que contêm uma ou duas características.

Após a aprovação, continuaremos os estudos  com as novas variedades de eucalipto, que serão plantadas em escala de  pesquisa em regiões representativas da cultura do eucalipto no Brasil,  seguindo as mais altas diretrizes de segurança e ética, conforme  estabelecido na Política de Árvores Geneticamente Modificadas da Suzano,  e com base nas práticas de manejo silvicultural da empresa.

“Estamos orgulhosos de desenvolver essa  primeira variedade de eucalipto geneticamente modificado que incorpora  diferentes características de interesse permitindo alcançar tanto o  aumento de produtividade, como a proteção do cultivo por meio da  tolerância a herbicida e resistência a insetos”, diz Stanley Hirsch, CEO  da FuturaGene. “O desenvolvimento desse produto é parte dos nossos  esforços para intensificar de maneira sustentável os plantios de  eucalipto, renováveis, visando atender à crescente demanda global por  produtos à base de madeira, conservando as florestas naturais.  Acreditamos que a biotecnologia é uma ferramenta importante para  melhorar e manter a produtividade dos plantios de eucalipto e a  resiliência dessas árvores frente às alterações climáticas’’,  complementa.

A Suzano está comprometida em compartilhar  os benefícios e o valor dessa nova tecnologia com parceiros por meio de  seu programa de fomento florestal, incluindo pequenos produtores. Após  testes em larga escala, os parceiros terão acesso livre à tecnologia sem  a necessidade de pagamento de royalties, assim como é feito com os  clones convencionais.

Esta é a nona aprovação de eucalipto  geneticamente modificado da FuturaGene concedida pela CTNBio. Em 2015,  obtivemos a primeira aprovação do mundo para eucalipto geneticamente  modificado, para aumento de produtividade. Desde 2021, foram obtidas  cinco aprovações para eucaliptos tolerantes a herbicida. Em 2023,  obteve-se uma aprovação para eucalipto resistente a insetos e a primeira  aprovação para eucalipto combinado, com duas características, para  aumento de produtividade e tolerância a herbicida. Essas são as únicas  variedades de eucaliptos geneticamente modificados aprovadas ao redor do  mundo.

 

Sobre a FuturaGene

A FuturaGene é  líder em pesquisa e desenvolvimento genético de plantas voltados para o  aumento da produtividade e da resiliência do setor de árvores plantadas  global. Com centros de pesquisa no Brasil e em Israel, a empresa  desenvolve tecnologia sustentável e ecologicamente correta para atender  às crescentes demandas por fibra, alternativas para produtos à base de  combustíveis fósseis, como plásticos, e bioenergia, diante da redução da  disponibilidade de terra, de recursos hídricos e das mudanças  climáticas. Em abril de 2015, a FuturaGene se tornou a primeira empresa  no mundo a obter aprovação regulatória para plantio comercial de uma  variedade de eucalipto geneticamente modificado com aumento de  produtividade. Desde julho de 2010, a FuturaGene é uma subsidiária  integral da Suzano S.A. Para obter mais informações, visite www.futuragene.com.

 

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial  de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina,  líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no  desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de  matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão  presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100  países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para  embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes;  além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A  inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a  vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios  da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas  bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na  página www.suzano.com.br.


Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.