Cumuruxatiba inaugura Biblioteca Comunitária com grande acervo afro-indígena

Espaço recebeu apoio da Suzano para ampliação e aquisição de novas publicações
compartilha nas redes sociais:

Publicado em 10/03/2025 às 10h51min - Autor: Edson Sodré Jornalista/ Assessor de Comunicação

Com um grande acervo de literatura  afro-indígena, a Biblioteca Comunitária do Canta Galo, na vila de Cumuruxatiba, em Prado (BA), inaugurou no dia 26 de fevereiro a  ampliação do espaço físico, que agora conta com novas obras  literárias. O investimento foi feito com recursos repassados pela  Suzano, por meio do Edital Transformar o Futuro, em parceria com o  Instituto de Educação Ibápitanga - associação comunitária sem fins  lucrativos, mantenedora da biblioteca e da Ibápitanga Escola  Infantil.

A inauguração contou com a visita dos  alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Kijêtxawê Zabelê,  que puderam conhecer o novo acervo e explorar as obras literárias,  formadas em sua maioria por autores nacionais que retratam  a temática indígena e afro-brasileira. De acordo com a presidente do  Instituto, Cecília Germano, a intenção é fazer contato com todas as  escolas públicas da região e promover um concurso literário com os  estudantes, incluindo um sarau e premiação, estimulando a  frequência da comunidade à biblioteca.

"O concurso literário vai envolver todos  os jovens do Ensino Médio, gerando a eles a oportunidade de reavivar as  histórias dos seus ancestrais, que estão restritas aos relatos orais, e  colocar isso no papel, transformando em  narrativas que serão eternizadas em nossa biblioteca. É um projeto que  fomenta a leitura, a cultura e a educação. A gente quer se tornar uma  biblioteca de referência afro-indígena no Extremo Sul da Bahia, com um  acervo rico e único", ressalta Cecília Germano.

Para o vice-presidente do instituto,  Mateus Marques, o apoio da Suzano ao projeto foi fundamental para  colocar a iniciativa em prática. "Essa parceria com a Suzano veio para  fortalecer o nosso alcance como biblioteca comunitária,  porque este é um espaço de conhecimento, educação e cultura, e hoje  podemos abrir as portas para todas as pessoas chegarem aqui e saírem com  muito mais conhecimento e pensamento crítico sobre a nossa cultura  afro-indígena, que é parte inerente do nosso povo.  É uma alegria muito grande", comemora Mateus.

A Biblioteca Comunitária do Canta Galo  surgiu há três anos, quando um grupo de amigos se juntou para comprar os  livros e formar um acervo inicial de 200 publicações. Aos poucos a  coleção de livros foi crescendo por meio de doações  e, em 2024, a biblioteca foi contemplada pelo Edital Transformar o  Futuro, da Suzano, que possibilitou a ampliação do acervo e da estrutura  física do espaço.

O coordenador de Relacionamento Social da  Suzano, Deivid Pereira, lembra que a empresa apoia diversas iniciativas  que visam impulsionar o crescimento da região. "A cada dia que passa a  gente está mais envolvido com as comunidades,  conhecendo as vocações de cada localidade e firmando parcerias com o  setor público, associações e organizações da sociedade civil. E com  projetos como esse, voltados ao estímulo da cultura e do conhecimento,  queremos estar ainda mais perto das comunidades  na prática", afirma.

Edital

O Edital Transformar o Futuro, da Suzano,  destinou R$ 1 milhão para o fomento de iniciativas de Geração de Renda,  Cultura, Esporte e Lazer em comunidades do Extremo Sul da Bahia. Um  total de 30 projetos foram beneficiados pelo  edital, englobando 26 comunidades dos municípios de Alcobaça,  Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado. A estimativa é beneficiar 8.125  pessoas com projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil,  associações produtivas e comunitárias e cooperativas.

 

Sobre a Suzano - A Suzano  é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de  papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil  e referência no desenvolvimento de soluções  sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável.  Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões  de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis  para imprimir e escrever; papéis para embalagens,  copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de  novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global. A  inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de "Renovar a  vida a partir da árvore" e nosso trabalho no enfrentamento  dos desafios da sociedade e do planeta. Com mais de 100 anos de  história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos  (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br.


Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.